sábado, 29 de novembro de 2008

O Natal de 1986 - Parte II

Nessa época aqui em Porto Velho tudo era cheiro de manhãs do campo, era tão bom ouvir a calmaria da região norte no meio da rua, o orvalho por sobre as plantinhas e as grandes árvores, tudo era tão "tão".
Seguí da cozinha para a sala da minha casa, havia raios de sol pelas fenestras da janela, somente eu e elas na sala. Olhei para o canto onde estava exatamante a árvore de natal ... (pausa) ... Lembro com todos os sentidos da realidade a minha adorável Mãe procurando galho ramificado de árvores e ao encontrar veio correndo para a casa e tornou a lavá-lo, enxugando-o posteriormente e nos chamando(eu, meus dois irmãos e minha irmã) para criarmos uma linda e singela árvore de natal da nossa família; nossa progenitora amável desfazia os longos tubos de algodão e pouco à pouco tecia-os nos galhos secos, ficou linda a nossa árvore de natal feita de galho seco e algodão tendo por enfeites as caixinhas de fósforos embrulhadas como se fossem pequenas caixas depresente ... (enxugando uma lágrima) ... Percebí um grande embrulho retangular nos pés da árvore de natal, fiquei tão surpreso com aquilo, pois sempre ganhávamos presentes pequenos(quando haviam presentes). Fui correndo para abrir a porta do quarto de minha irmã Maristela, mas desistí. Não fui nem chamar meus dois irmãos, na minha cabeça estava apenas um dilema: Como o papai noel entrou aqui?? fui muito devagar procurar as pistas; olhei na borda da janela se havia marcas de botas, fucei a fechadura da porta, olhei para o forro intacto, desistí.
Saí devagar para o quintal, comecei a contemplar cada detalhe como a disposição das pedras, das gramas, do portão, da parede lateral, enfim.
Era o natal de 1986 e eu estava alí absorvendo tudo!
Acordei meus irmãos e minha irmã, fomos direto para a caixa retangular aos pés da saudosa árvore, abrimos o presente: Noooossa!! Um videogame ATARI!!
Meus irmãos estavam verdadeiramente felizes, minha irmã também, meus pais acordaram horas mais tarde e observavam nossas expressões ... JAMAIS esquecerei a relação familiar daquela manhã! Há certas coisas que JAMAIS esquecemos, o Natal de 1986 é uma delas.

P.S.: Estou terminando de postar aqui e minha sobrinha Adah Maria estará a pouco acabando de se arrumar para a chegada do papai noel no Porto Velho Shopping. Será que eu vou com ela? PRECISAMENTE! não é bom desdenhar do imaginário das crianças :)